Organizações Não-Econômicas e Filantrôpicas
  • Aspectos Legais e Tributários
  • Por Gilberto José de Andrade Filho
  • Compre aqui
Estamos há 17 anos ajudando você a atingir os resultados desejados! Associe-se hoje mesmo! Nossos associados contam com atendimento personalizado
e acesso à nossa base de dados
Adquira já o seu livro

ARTIGOS

Para reflexão!


Atualmente muito se comenta sobre a utilização das ações sensoriais como ferramenta que tem contribuído de forma contundente para o crescimento do marketing de varejo e serviço no mundo.

de José Floriano

Prezados amigos e colegas,

O denominado Marketing Sensorial, também batizado como Marketing de Experiência, é uma estratégia que busca a fidelização do consumidor através de um processo de diferenciação na prestação de serviço que vai além de ações como cores que cativam a atenção, aromas que proporcionam a tranqüilidade, sons que estimulam a permanência num ambiente, sabores que surpreendem o paladar, remetendo ao cliente percepções de valor único e inequívoco proporcionando-lhe uma vivencia memorável que o estimulará a repetir e difundir a experiência de consumo em certos pontos de venda, independente do preço praticado.

No composto mercadológico da Madia Marketing School, este aspecto está representado pelo que Francisco Alberto Madia de Souza cunhou como “Percognitiom”, ou seja, uma soma seqüencial de percepção, reconhecimento, reputação, experimentação, convivência, imagem e marca.

Essas ações são investimentos consideradas de baixo custo, quando estrategicamente usadas nos pontos de vendas com o objetivo de fixar a marca, o produto ou o serviço na mente e no coração do consumidor, tendo também a função maior de despertar as sensações através dos cinco sentidos criando assim, um vinculo emocional com o público alvo pleiteado.

Segundo Michael R. Solomon (2002), “Os impulsos captados por nossos sentidos, dão inicio ao processo perceptivo, onde os sensores internos captam influências do ambiente externo, gerando lembranças, bem-estar, saudades, desejos ou até mesmo repugnância”; ao ouvir uma música no rádio pode-se lembrar de alguém e trazer a sua mente o perfume da pessoa lembrada e até mesmo, a sensação de estar ouvindo-a.

No Brasil já é prática de mercado, o uso de alguns dos nossos sentidos para exposição de marcas, produtos e serviços como exemplo: O tato no contato direto do cliente com o produto nas condolas e prateleiras dos diversos pontos de venda;
A degustação é outra forma usada, que através do paladar propicia uma mensagem de satisfação ou até de rejeição em se tratando de um produto de qualidade suspeita ou sabor desconhecido;
As vitrines utilizam da visão (responsável por 83% do estímulo de compras), e segundo os estudiosos a exposição de cores e a iluminação influenciam no humor; e saber usá-las na dose certa dá credibilidade à marca, agrega valor e destaca o produto; mas, em um porto de vendas voltado para o consumidor aprendemos que não se pode esquecer os outros sentidos na implementação das ações sensoriais.
O olfato, por exemplo, é o sentido responsável por estimular sensações, independente da assimilação racional; por isso, se bem utilizado, é capaz de incitar lembranças e experiências positivas do consumidor, além de criar uma identidade que jamais será esquecida;
A audição por sua vez difere os sons que ouvimos durante o dia; quantos nos trazem tranqüilidade e quantos nos irritam! Baseado nessa informação pode-se concluir que o som além de fazer parte do nosso dia-a-dia, torna-se um “instrumento” que influencia nosso humor e o nosso comportamento; Acertar a sintonia, a música ou a mensagem adequada é uma missão que depende de grande sutileza do operador.

Com criatividade, planejamento e um amplo conhecimento a respeito do público-alvo a ser conquistado é possível facilitar o posicionamento de uma marca, de um produto ou um serviço usando as ações sensórias para criar uma atmosfera de compras em um clima histórico que jamais será esquecido pelo consumidor.


Fonte: AG & JG






Localização

Entre em contato

Contact form submitted

Links Úteis