Organizações Não-Econômicas e Filantrôpicas
  • Aspectos Legais e Tributários
  • Por Gilberto José de Andrade Filho
  • Compre aqui
Estamos há 17 anos ajudando você a atingir os resultados desejados! Associe-se hoje mesmo! Nossos associados contam com atendimento personalizado
e acesso à nossa base de dados
Adquira já o seu livro

ARTIGOS

Consultor Político


Por: José Floriano Pinheiro Silva

O Profissional de Marketing que atua no segmento político também conhecido como “Consultor Político” é um profissional especializado e qualificado que aplica as ferramentas do Marketing a serviço do mercado político; por conseguinte, sua atuação não deveria restringir apenas à época das campanhas eleitorais, mas por falta de conhecimento da importância desse Profissional por grande parte dos demandantes desse mercado no exercício do seu mandato, somente nesse período especificamente, que são procurados para o desenvolvimento de ações que contemplam uma campanha eleitoral.

Para se obter sucesso em um Projeto político eleitoral é necessário ter amplo conhecimento das várias especialidades que complementam essa vasta área de conhecimento que entre outras citamos: segmentação de mercado, gestão de marca, pesquisas de mercado e opinião, Marketing de relacionamento, endomarketing, comunicação Integrada de Marketing, etc. Sem as quais um Projeto por mais bem elaborado que seja dificilmente conseguirá êxito no objetivo principal de um pretenso candidato que é a vitória nas urnas.

É missão do Profissional de Marketing (Consultor Político) comandar na condição de maestro a campanha, como um todo; e sua expertise é fundamental para atuar à frente de um verdadeiro exército formado por pesquisadores, publicitários e profissionais de mídia e outros; pois nesse momento é preciso que o líder unifique e estabeleça um caminho único respeitando todos Profissionais inseridos no processo que juntos abastecerão de informações o pretenso candidato para suas tomadas de decisões.

Caso contrário, esse Profissional não passará de um “Marqueteiro” termo pejorativo que surgiu como referência aos aventureiros que se lançam, sem muito conhecimento, pelas esquinas do mercado, e em períodos de eleição surge na condição de pseudo-especialistas, em busca do eldorado das milionárias campanhas eleitorais.
É preciso entender que, quanto mais conseguirmos desmistificar a imagem equivocada que se tem do Marketing Político e seus profissionais, mais se ganhará em transparência e no exercício pleno da democracia, fator preponderante na nova forma de fazer política delineada no atual cenário político brasileiro.

Fonte: AG & JG






Localização

Entre em contato

Contact form submitted

Links Úteis