Organizações Não-Econômicas e Filantrôpicas
  • Aspectos Legais e Tributários
  • Por Gilberto José de Andrade Filho
  • Compre aqui
Estamos há 17 anos ajudando você a atingir os resultados desejados! Associe-se hoje mesmo! Nossos associados contam com atendimento personalizado
e acesso à nossa base de dados
Adquira já o seu livro

ARTIGOS

Inteligência de Mercado como ferramenta de diferenciação


Por: José Floriano Pinheiro Silva

Buscar competitividade através da diferenciação é fundamental para sobrevivência das diversas Organizações; tanto as que produzem quanto as que disponibilizam serviços no mercado. Por menor que seja a diferença, certamente ela será percebida pelo consumidor final trazendo para a marca vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Para que estratégias e ações de Marketing gerem resultados significativos para as Organizações, é importante que se inclua nas ações de inteligência de mercado táticas e informações preciosas sobre o que os concorrentes estão fazendo, pois essas informações facilitarão a definição das ações estratégicas e mercadológicas a serem adotadas. Por isso, o Marketing ganha responsabilidade sobre o monitoramento da concorrência para traçar estratégias baseadas nas ações desenvolvidas por empresas do mesmo segmento.

Por ser de grande importância para a sobrevivência das Organizações, a “inteligência de mercado” tem despontado, nesta década, como ferramenta bastante útil para a diferenciação, tanto no ponto-de-venda físico como na comercialização via Internet, principalmente, porque, atualmente, no mercado doméstico convivemos com o crescimento da economia, em um cenário de maior concorrência entre as empresas, o que vem incentivando a propagação desta nova atividade, sendo possível prever detalhes importantes até pela contratação de profissionais renomados nas diversas áreas de atuação pela concorrência.

De acordo com a afirmação do Professor Luiz Feitosa autoridade conhecida e respeitada nessa área de conhecimento, “neste ponto é interessante esclarecer que ‘inteligência de mercado’ ou Inteligência Competitiva, é o processo de garimpar, analisar e aplicar informações tanto qualitativas, quanto quantitativas, cujo resultado é o conhecimento sobre a lógica do mercado-alvo e o direcionamento das ações estratégicas a serem adotadas”.

A análise do ambiente externo e a percepção dos cenários ajudam a evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar-se às tendências, enfim a agir e não apenas reagir.

Entre as principais atribuições do profissional, que, em geral, é formado em marketing ou administração, na gestão dessa nova ferramenta destacamos como primordial a de monitorar antecipadamente o movimento dos concorrentes para diminuir os riscos de mercado. Para chegar a essas conclusões, de acordo com Alfredo Passos, professor de inteligência competitiva da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o profissional deve ser visionário e proativo.

Segundo ainda o citado professor, a pro-atividade não está restrita a “só pegar informações que estão soltas no mercado e colocá-las em uma planilha; é necessário catalogá-las de certa forma que demonstre como esse cenário afetará a empresa e os seus concorrentes”.

Mas, para que as ações que compõem a inteligência de mercado alcancem os seus verdadeiros objetivos, tornando-se uma realidade corriqueira no âmbito empresarial, é necessário que as empresas deixem de encarar a tecnologia como uma caixa preta, e que passem a utilizá-la como um instrumento vital para a transformação dos negócios e dos processos produtivos, pois, segundo informações postadas pelo Professor Ferreira, estudioso do assunto, noventa e nove por cento dos CEOs consideram a tecnologia como ponto crucial para o sucesso em suas empresas, mas apenas 32% envolvem seus executivos de tecnologia no início da elaboração de um plano estratégico de negócio.

E para concluir salientamos ainda que questões como falta de padronização, falta de automação nos processos, falta de sintonia entre operações e negócios e a busca desenfreada e sem planejamento pela redução de custos afetam de forma negativa o sucesso de um Projeto de Inteligência de Mercado como ferramenta de diferenciação.

Fonte: AG & JG






Localização

Entre em contato

Contact form submitted

Links Úteis