Organizações Não-Econômicas e Filantrôpicas
  • Aspectos Legais e Tributários
  • Por Gilberto José de Andrade Filho
  • Compre aqui
Estamos há 19 anos ajudando você a atingir os resultados desejados! Associe-se hoje mesmo! Nossos associados contam com atendimento personalizado
e acesso à nossa base de dados
Adquira já o seu livro

FILANTROPIA

Entidades sociais têm novo sistema de cadastro nacional


Atenção Entidades de Utilidade Pública Federal

Brasília, 19/11/2013 - Está em vigor a nova metodologia de comprovação de vínculo dos responsáveis pelas entidades sociais junto ao Cadastro Nacional de Entidades Sociais (CNES/MJ).

De agora em diante, o (a) presidente efetua seu cadastro, registra seu mandato, cadastra a entidade, caso essa ainda não seja cadastrada, e comprova o seu vínculo pelo envio de documentos.

Após a aprovação, o (a) presidente pode incluir ou excluir responsável pela entidade sempre que necessário, sem pedir autorização ao Ministério da Justiça. O (A) Presidente pode se cadastrar como responsável ou indicar outra pessoa.

A comprovação de vínculo é necessária para garantir que o responsável pelo preenchimento seja, de fato, indicado pela entidade, e que as informações prestadas no relatório de atividades apresentado anualmente estejam de acordo com a realidade da entidade.

No método anterior de comprovação de vínculo era necessário encaminhar a documentação a cada troca de responsável.

Esclarecimentos e informações podem ser obtidos pela Central de Atendimento da Secretaria Nacional de Justiça - sac.dejus@mj.gov.br.

Faça o download do passo a passo para a comprovação de vínculo logo abaixo.

Fonte: Ministério da Justiça

ARQUIVOS ASSOCIADOS:

[ download ] 15178_15178_manualcnes_nov2013.pdf






Localização

Entre em contato

Links Úteis