Organizações Não-Econômicas e Filantrôpicas
  • Aspectos Legais e Tributários
  • Por Gilberto José de Andrade Filho
  • Compre aqui
Estamos há 17 anos ajudando você a atingir os resultados desejados! Associe-se hoje mesmo! Nossos associados contam com atendimento personalizado
e acesso à nossa base de dados
Adquira já o seu livro

MEIO AMBIENTE

Câmara apresenta programa de gestão ambiental



O programa de gestão ambiental da Câmara foi apresentado nesta terça-feira pelo diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio, no 7º Encontro Verde das Américas (Green Meeting), que está sendo realizado em São Paulo. Entre os principais resultados obtidos pelo programa Ecocâmara, Sérgio Sampaio destacou o aumento em 59,4% na reciclagem dos resíduos, cerca de 36 toneladas por mês - que beneficiam 150 famílias organizadas em uma cooperativa com o apoio da Câmara. ´´Nós fizemos uma parceria com um grupo de catadores de papéis, que hoje se transformou em cooperativa, e é destinatária de todo o resíduo sólido da Casa que tem valor econômico´´, disse Sampaio.

Sampaio explicou as ações administrativas adotadas pelo programa Ecocâmara, criado há cinco anos para a redução do uso de recursos naturais e a reciclagem de resíduos. Ele ressaltou também a importância da implantação desse modelo em um órgão público como a Câmara, onde circulam diariamente cerca de 12 mil pessoas.

Boas práticas
A redução em mais de 80% no volume do lixo hospitalar encaminhado para incineração foi outro resultado alcançado com o Ecocâmara, segundo Sérgio Sampaio. As novas tecnologias para o uso racional de energia e água permitiram à Câmara uma economia de R$ 2 milhões por ano, de acordo com o diretor-geral.

Outro resultado importante vem sendo obtido com a desmaterialização de processos e documentos. Pelo menos 4 mil cópias de cada projeto de lei publicado deixaram de ser feitas, representando economia do papel que seria usado. ´´Agora os cidadãos podem acompanhar as propostas e emendas, e toda a sua tramitação, por meio do portal da Câmara na internet no formato digital´´, informou Sampaio.

Os modelos de arquitetura sustentável adotados pela Câmara para reduzir resíduos e os programas de educação ambiental, que capacitaram 2.890 funcionários, também foram destacados pelo diretor-geral, que convidou os participantes do encontro para o 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo, a ser realizado de 29 a 31 de outubro na Câmara.

O 7º Encontro Verde das Américas foi aberto no Memorial da América Latina, em São Paulo, e teve a presença dos deputados Dr. Talmir (PV-SP) e Antônio Roberto (PV-MG); dos secretários de Meio Ambiente do estado de São Paulo, Francisco Graziano; e de Minas Gerais, José Carlos Carvalho Neto; do vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos; do secretário municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge; da chanceler do Equador, Maria Fernanda Espinosa; e dos embaixadores da Inglaterra, Peter Collecott, do México, Andrés Valencia, e da Jordânia; Ramez Goussous, entre outras autoridades. O encontro tem o apoio da Organização das Nações Unidas e prossegue até a quinta-feira (13).


Fonte: Agência Câmara






Localização

Entre em contato

Contact form submitted

Links Úteis